sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma Sombra na Noite

Quarta iniciei mais um dos treinos que vou levar a diante regularmente, que são os treinos da noite. Sozinho, na escuridão, apenas eu, aqueles corrimões, e uma grande lua presente naquele momento.

À noite tudo é diferente, o lugar onde você está acostumado a treinar muda, cada barulho remete a alguma espécie de animal, ou pessoa que esteja passando. Poucos carros passam, porém varias pessoas correndo passam, a noite passa, e  meu treino continua. A distância entre os obstáculos tendem a aumentar na escuridão, sua precisão já não se torna mais precisa, é necessário fazê-la às cegas, e desenvolver assim uma visão corporal do ambiente, que está além de seus olhos. 

Inicio um treino das tais "precisões as cegas", minha meta: executar 100 precisões zeradas. No início eu me sentia como se tivesse desaprendido aquilo tudo que estes 4 anos e meio me fizeram desenvolver. Errava muitas, o equilíbrio falhava, e a quantidade de acertos demorava para subir. A ideia inicial era parar a cada 30 para treinar braço, enquanto descansava as pernas, porém a cada um que eu acertava, a vontade de ir até o final de uma única vez se tornava maior. Fui caindo, voltando, acertando, caindo de novo, até algo em torno de 60 precisões corretas, depois disso, comecei a sentir uma espécie de comodidade, como se meu corpo tivesse se adaptado totalmente a escuridão, e devido a isso, e a concentração que havia desenvolvido, parei de errar, comcei a fazer 70, 80, 90... o número de acertos só tendia a subir, e junto dele a ansiedade de ter feito estes 40 últimos sem nenhuma falha, me chegava a cabeça. Porém em um último momento, devido à uma pequena movimentação que surgiu na rua, eu me desconcetrei, e na precisão de nº 98 eu não consegui zerar... Levantei, fiz as 2 últimas que me restavam e fiquei pensando se aquela imagem que tinha construído de que eu realmente estava concentrado, se ela ainda valia.Talvez ainda seja preciso trabalhar mais isso, esquecer por alguns momentos o mundo que está ao seu redor, este mundo que muitas das vezes te olha estranho, que diz o que você é capaz ou não de fazer, este mesmo mundo que repreendeu suas habilidades quando ainda era criança, impondo-lhe medo de buscar o desconhecido, de trilhar novos percursos, e de aprender mais ainda com seu corpo e mente.


No meio dessa escuridão, enquanto me focava no que estava fazendo, passavam pessoas correndo, e ficava eu imaginando o que elas estariam pensando, estariam se perguntando o que eu estava fazendo, assim como muitos outros sempre fazem estas mesmas perguntas. Muitos ao serem abordados dessa forma, responderiam que estão fazendo parkour, e depois disso teriam que explicar o que isto significa, como acredito que muitos dos leitores deste blog já o fizeram. Mas, para mim, não precisar ser algo tão complexo, não precisamos explicar toda nossa filosofia a todo momento. Precisamos sim fazer com que os outros vejam isso no que fazemos. Por isso quando me perguntam o que estão fazendo, apenas digo, da forma mais natural possível, o que fazemos em nossa essência: " eu apenas me movimento ". Muitos acham estranho, porém mais estranho pra mim, é entender por que ELES não se movimentam ao invés de parar suas vidas para julgar o que fazemos. O sedentarísmo do mundo conteporânea faz com que as pessoas se tornem cada vez mais relaxadas e preguiçosas, esquecendo de apreciar o mundo a sua volta, de fugir das e dos muros no qual estão confinados, de movimentar seu corpo, e principalmente, de sentir-se vivo. 

9 comentários:

  1. Muito legal cara!Eu qeria poder treinar a noite..

    ResponderExcluir
  2. sinceramente mano.. ta mais que certo. seu blog ta bem especifico. ta tocando sério mesm on oassunto da sua forma. e se expressando de uma forma boa. to falando ao todo. incluindo principalmente o post de hoje.
    cara um dia isso vira um best seller uiahiuahi
    abração cara. continua assim que vai longe!!

    ResponderExcluir
  3. Montanha,

    O treino noturno exige muita concentração, porém essa mesma concentração só deve ser redobrada por causa da escuridão, e somente isso... O nível de concentração deve ser natural em você, o lance de ignorar o mundo externo é o mais importante, tem gente que torce pra você cair, simplesmente pelo prazer de dizer: "viu! eu falei que você ia cair...".

    Não dá para entender, porém isso é importante? é importante que as pessoas parem? que perguntem? ou seja lá o que for?

    Na verdade o importante é isso, treinar, se movimentar e simplesmente isso, ignora todo e completo movimento em sua volta, claro que não represente perigo para você.. e só isso.

    Bons treinos!

    JJ.

    ResponderExcluir
  4. mlk treinando forte ai =D
    bom saber cara
    vc evoluiu bastante desde que te conheci

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. falar o que?... poha vc evoluiu muito desde quando eu te conheço,AHSHASHAHSAHSSHASHASAHAHSAHSAHAHHS
    poha continua assim que tu evolui cada vez mais...


    abraço

    ResponderExcluir
  7. Precisões a cegas são um perigo!!!!!

    Certa vez fiz um treino assim com o Ibyanga... eles vendados e eu simplesmente sem o oculos. Eu parecia uma menina... serio.

    O medo de se jogar no desconhecido é brabo. =x

    Continue postando. Suas postagens são bem coerentes e boas de se ler.

    ResponderExcluir
  8. vc evoluiu bastante desde que te conheci [2]!

    cara, continue postanto! boto fé!

    ResponderExcluir