domingo, 22 de agosto de 2010

O Parkour como algo útil

Pedras - à direita um pequeno pedaço da mata  que há em volta
[ Este post foi escrito na sexta-feira dia 20/08, porém só consegui fechá-lo e postá-lo no domingo, por isso ao se tratar de "hoje" entenda por sexta-feira ;P ]



Hoje tinha tudo para ser um dia normal: treino de manhã, treino de tarde, treino de..., e sair a noite. No treino da tarde treinei uma galera nova, no qual gostei bastante. De manhã treinei com uma outra galera que já havia treinado antes e deu pra treiná-los de forma diferenciada.

Tirando a normalidade e entrando para o que quero abordar aqui, foi o fato que aconteceu na segunda parte do treino da manhã. Treinamos no estacionamento em Camboinhas, como sempre, e depois o pessoal queria conhecer as pedras na praia, onde também treinamos lá.. é um lugar muito bonito imerso a natureza, o que te dá um clima bem legal para treinos e reflexões, embora seja um local meio perigoso para os que estão começando, devido suas difuldades.  O que me instigou lá, foi quando estávamos chegando as pedras, ainda na praia, ao avistá-la.

Olhei de longe e vi parte da vegetação que cobre o início das pedras toda queimada, ainda com alguns vestígios de fumaça. Fiquei de certa forma chocado com aquilo, imaginando como aquilo poderia ter acontecido. Adentrando mais ainda as pedras, chegando a segunda parte delas, onde custumamos treinar, na parte mais alta, vi fumaça do outro lado e o cheiro da fumaça chegava ao meu nariz de forma até a dificultar a respiração. Percebi então que vestigios dessa queimada insolente ainda restava por ali. Até que vi um desses caras q ficam pescando e cozinhando mexilhão na praia, subindo com um balde d'água, por meio das pedras e tentando apagar parte do fogo que sobrara, não deixando que ele se alastrasse mais e mais. Foi então que pedi para que deixasse comigo, e aos poucos fui indo pegando água, atravesando as pedras subindo nelas até chegar no foco da queimada e conseguir pelo menos controlar o resto que sobrou dela. Em um primeiro momento que fui fazer isso, o mestre cuca de mexilhão( que não vive na fenda do bikini), me alertou sobre como andar nas pedras, porém ele não fazia idéia do quanto estou acostumado a treinar nelas e o quanto estou adaptado em encontrar o melhor caminho e me guiar por ele. Enquanto dava uma de David Belle, usando meu parkour para apagar o fogo, já que o mesmo era bombeiro, refletia sobre a situação na qual me encontrava.

Eu me questionava sobre o como eu fui chegar ali e uma espécie de trajetória toda, um grande flash back de tudo que já treinei e li sobre utilidade me veio a tona. Comecei a imaginar que se não fosse pelo Parkour eu não estaria ali naquele e momento, e mesmo que estivesse não sei se teria o mesmo espírito colaborativo e a mesma habilidade para executar da forma que foi feita. Desde o pensamento de ajudar a proteger a ameaça a nossa restinga, quanto a força que eu precisei para carregar litros d'água, até a minha habilidade de locomoção para que fizesse isso rápido, realmente são fatos que estiverem presentes graças a esses anos todos de Parkour. Após ter feito o que era possível, apesar do estrago já ter sido grande, o sentimento de missão cumprida florava no meu interior. A busca pelo útil, por seguir essa filosofia do "Etre fort, pour etre utile" ( ser forte para ser útil ) se faz mais presente agora em minha vida, e um dos grandes trunfos do parkour, no meu ver, é você realmente conseguir com tudo isso ser útil para você e ao mesmo tempo, a todos que estão em sua volta.

Att

Montanha

5 comentários:

  1. massa cara =)
    essa sensação é mesmo muito boa.
    quanto tempo nao vo ai nessas pedras ein...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela atitude.. esse sentimento altruista deve ser parte de um traceur!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz ao ler essa postagem!
    Realmente houve uma mudança em você... ser forte para ser útil! A natureza agradece!!

    ^.^

    ResponderExcluir
  4. Show Montanha, é claro que era fa´cil pra vc subir.. afinal vc eh o "montanha" subida.. subir.. e tal.. rs

    Brincadeiras a parte mandou bem mlk!!!

    Att JJ.

    ResponderExcluir
  5. Ri muito da postagem do JJ! Uma montanha subindo as pedras! HUAHUHUAHUUHUHAHUAHUAU Muito bom mesmo rapaz. Quantas vezes podemos fazer algo e não temos essa proatividade toda pra seguir adiante? Bom saber que o Parkour desenvolve nas pessoas esse espirito.

    Bjo!!

    ResponderExcluir